sexta-feira, 22 de março de 2013


MEUS NONOS

MARIA MOREL DELSIN (todos a chamavam de Marieta
FRANCISCO DELSIN (os familiares o chamavam de Queco

Ambos vieram da Itália. 
Minha noninha 7 sete anos quando seus pais se mudaram para o Brasil. Muitas vezes ela nos contava como fora a viagem de navio. Eram viagens demoradas e algumas pessoas não aguentavam tantos dias em alto mar. Ela nos contava que algumas pessoas morriam e eram jogadas no mar. Inclusive isso aconteceu com alguns de seus irmãos.  Sua família foi morar no interior do estado de São Paulo, na cidade de Santa Rita do Passa Quatro numa fazenda. Nesta mesma fazenda foi residir Francisco Delsin. 

Francisco ficou órfão de mãe aos 17 anos e como ele tinha vários irmãos, inclusive um bebezinho (Angelim Delsin), os dois se casaram para que ela pudesse cuidar de seu pai  e de seus irmãos. Marieta estava com 12 anos. Ela era muito trabalhadeira e cuidou muito bem do esposo, do sogro e dos cunhados. Angelim a amava como mãe. 
Mais tarde ela teve os próprios filhos e foram sete. Sendo eles: Pedro, Pascoa, Rita, Antonia, Mario, José e Aurélio. 

Guardo muitas lembranças desta mulher batalhadora que foi minha noninha. Infelizmente não cheguei a conhecer meu nono. Ele faleceu antes do casamento de meus pais. 
O pouco que sei dele foi contado por minha mãe que o conheceu bem. 
Mamãe contava que era um homem carinhoso, muito dedicado à família e que falava baixinho, pausadamente. 
Ela dizia também que ele tinha lindos olhos azuis. 

Meus noninhos dedicaram-se à família e à terra. Tiveram um sítio nas imediações de S. Rita e com a venda deste compraram uma chácara no centro da cidade, onde funcionava um moinho de fubá. Foi nesta chácara que meus pais ficaram morando na companhia de minha noninha. Lá eu e meus irmãos nascemos e também os filhos de meu tio Aurélio. Fomos todos criados como irmãos. 
Guardo boas recordações de minha infância. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário